sexta-feira, 3 de outubro de 2008

BEM-AVENTURANÇAS

Mt 5.3

“Bem-aventurados (são) os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

O mundo diz exatamente o oposto: “Bem-aventurados são os ricos”, etc. “Jesus diz: Bem-aventurados são os pobres, os que choram, os mansos”. Motivo a condição exterior de alguém poderia ser muitíssimo invejável; no entanto, no final ela se desvanece como um sonho. Deus jamais fez uma alma tão pequena que fique satisfeita com o mundo inteiro. Toda via, são eternos o estado interior e o caráter da alma. Cf. Lc.12.15; 1Co 7.31.
Entretanto, Jesus não proclama que essas pessoas são bem-aventuradas em virtude de serem pobres de bens materiais, ainda da que, em sua maioria, também o sejam. São chamadas de bem-aventuradas por serem pobres em espírito, não em espiritualidade, porém “com respeito a” seus respectivos espíritos; ou seja, são aquelas que se convenceram de sua pobreza espiritual. Tornaram-se consciente de sua miséria e necessidade. Seu velho orgulho foi quebrado. Puseram-se a clamar. “Ó Deus, sê propício a mim, pecador”(Lc 18.13). São de um espírito contrito e tremente diante da Palavra de Deus(Is 66.2; 55.15). Percebam sua total incapacidade(Rm 7.24), não esperam nada de se mesma, e, sim esperam tudo em Deus.
Deles – e tão-somente deles! - , desde agora, é o reino dos céus, ou seja, a completa salvação, a soma total das bênçãos que resultam quando se conhece Deus como rei sobre o coração e a vida. É deles mesmo agora, em princípio. Portanto, são declarados bem-aventurados.
O livro do apocalipse contém duas passagens vívidas que mostram, respectivamente: a) como pode alguém ser pobre embora se julgue rico, e b) Como pode uma pessoa ser rica em meio à sua pobreza. Jesus Cristo, o ressurreto e exaltado, o visitador da igreja, se dirige à insensível Laodicéia da seguinte maneira: 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.(Ap 3.16;17).
Entretanto, ele se deleita com a igreja de esmirna, dizendo: “ Conheço as tuas tribulação (ou aflição), a tua pobresa, mas és rico”(Ap 2.9)
Como, pois, pode o pobre ser considerado rico? A resposta se encontra em passaens extemamente significativa, como: “tenho fartura” (Jacó a Esaú, Gn 33.11); e “todas aas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”(Rm 8.28). _ara maior confirmação dessa glorosa verdade, ver Sl 23; 63; 73.23-26; 81.10; 116; Pv 15.16; 16.8,19; Jo 1.16; 14.1-3; 17.24; Rm 8.31-39; 1Co 3.21-23; 2Co 4.8; Ef 1.3; 1Pe 1.3-9; 1Jo 5.4; Ap 7.9-17; 17.14; 21.1-7.

Esta série de estudos sobre as bem-aventuranças foram extraidos do comentário do Novo Testamento de William Hendriksen; Mateus volume 1 (editora Cultura Cristã).

“Lembre-se, se algo vai mal em nossa vida, é porque não vamos bem espiritualmente”.



Nenhum comentário: