segunda-feira, 31 de maio de 2010

AS TRÊS ARVORES



Havia, no alto de uma montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que queriam ser depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal me disponho a ser cortada". A Segunda olhou para o riacho e suspirou: "E eu quero ser um grande navio, para transportar reis e rainhas". A terceira árvore olhou o vale e disse: "Quero ficar aqui, no alto da montanha, e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus".
Anos se passaram e, certo dia três lenhadores, nada ecológicos, vieram e cortaram as três árvores, ansiosas por serem transformadas naquilo em que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender de sonhos...
Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho, coberto de feno para os animais. A Segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando gente e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando ficar no alto da montanha, acabou em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
E as três se perguntavam desiludidas e tristes: "Por que isto?"
Numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, em que havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais,e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A Segunda árvore, anos mais tarde, transportou um homem, que acabou dormindo no barco. Quando a tempestade quase afundou o nosso pequeno barco, este homem levantou-se e disse: "Paz!". E, num relance , a Segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei do céu e da terra.
Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Sentiu-se horrível e cruel. No Domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos...mas a sua realização fora mil vezes melhor e mais sábia do que haviam imaginado. (Autor desconhecido)

R E F L E X Ã O

Meu (minha) caro(a) visitante. O texto acima pode ser visto como uma alegoria. Entretanto, nos leva a pensar no que diz a Palavra de Deus: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará" (Salmo 37.5).
No texto, as árvores perguntam: "Por quê?", referindo-se à situação estranha e aparentemente sem sentido pela qual estavam passando, tão distante, a princípio de seus mais belos sonhos. Contudo, ao passar o tempo, velha testemunha da evolução das coisas, elas viram que seus sonhos haviam sido realizados, só que de maneira um tanto diferente do que sonharam.
Assim Deus faz conosco.
Quando entregamos nossas vidas em suas mãos, confiando nEle, sempre descobrimos que Ele faz melhor do que imaginamos. Daí, porque não devemos perguntar propriamente "por que?", mas, sim, "Para que?"
Deus não faz nada sem um propósito sublime, como diz S. Paulo: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto" (Rm 8.28). Que o Senhor nos abençoe, fazendo entender que o nosso futuro pode ser melhor, quando o entregamos em suas mãos onipotentes.


(Elinaldo Renovato de Lima)

Nenhum comentário: