quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

HUMILDADE



Como é fácil acharmos que somos importantes. Quantas vezes nos vangloriamos do que somos e do que temos e às vezes até nos mostramos humildes, sendo que por dentro temos muito orgulho do que conseguimos.

Não é diferente com aqueles que se dizem cristãos. É nos passado uma imagem de que devemos ser humildes, servos, não olhar nossos interesses, e acabamos ressentidos por ter que carregar essa máscara de santidade para que as pessoas nos vejam como somos exteriormente aceitáveis.


Esquecemos que para Deus há outra medida e um diferente padrão para se medir o sucesso. Em I Coríntios 1.26-29 diz que "Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes e as cousas humildes e desprezadas e aquelas que não são para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus" .

Quão sábios seríamos se nos lembrássemos disso! Títulos acadêmicos, riquezas, poder, não têm valor diante do Senhor do Universo.

Nabucodonosor descobriu isso da pior maneira possível. Como rei e governante, ele se achava o tal, até o dia em que precisou comer grama para aprender que o "Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles" (Dn. 4.17).
Por que será que os homens se voltam em busca de riqueza, poder, nome? Por que o homem gasta tempo, esforço e até a própria vida na ânsia de que reconheçam quão importante é? Creio que o homem busca tudo isso porque lhe é dito que essa é a marca do sucesso e ninguém quer ser considerado um fracassado, um perdedor.


Para os cristãos, porém, fica o alerta de Pedro em sua segunda carta, capítulo 5 verso 5 e 6. "Cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes, concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno vos exalte" .
Deus quer homens e mulheres fracos, mas, que busquem a sua força no Senhor. Ele quer homens e mulheres dispostos a sofrerem humilhações por Seu nome e que se disponham a estar sempre sob a sua poderosa mão.
Na humildade de reconhermos que somos completamente dependentes de Deus é que mostraremos ao mundo a nossa força.

Ilkiss Lima Wilhelms

2 comentários:

Kleiton Álvaro disse...

É Bom ver um amigo de turma e de igreja, blogado tbm....kkk. um abração fica na paz. Parabéns pelo blog e pela postagem!

Paulo Brandão disse...

Keiton, muito obrigado pela visita ao nosso humilde blog, eu fico feliz em saber que meu amigo de turma também faz parte da mesma Igreja, o problema é a pouca comunicação da gente na faculdade, mas vamos estreitar mais essa amizade Ok. Fica na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!