"Mentes grandes discutem idéias; Mentes medianas discutem eventos e fatos; Mentes pequenas discutem pessoas." "Um homem pode fingir amar, ter fé, esperança e todos os outros méritos, mas é muito difícil fingir ser humilde. Logo se detecta a falsa humildade". D.L. Mood
quinta-feira, 8 de julho de 2010
PARÁBOLA DA VIDA REAL
Autor Desconhecido
Havia um rapaz muito infeliz. Seu nome: João. Ele era uma pessoa realmente triste. Do tipo de pessoa que ninguém queria estar por perto. Era um cara tímido, e mal-humorado. Nem amigos tinha. Mas ele, como todo mundo, buscava a felicidade. Ah!! Como ele a procurava!!
Certa vez, buscando conselhos, alguém lhe disse: "- Ei, coloque essa máscara. As pessoas olharão pra você e verão em você um cara simpático!!" João respondeu que não queria fazer aquilo. E, a pessoa insistiu: "-Não esquenta cara, é assim que todos fazem!!" E João fez isso: ''desenhou'' um belo sorriso no rosto. Enfim, passou a usar uma máscara. Todos se encantaram com o novo João. Agora onde ele chegava, ele era bem quisto. Todos gostavam de ouvir suas piadas e suas histórias. Ele era o que você descreveria como uma pessoa feliz.
Dava gosto de estar com ele. Mas quando as pessoas não estavam por perto, João era outra pessoa. Certa vez quase o flagraram chorando. Poucos souberam, mas João estava pensando em suicidar-se. Mas por quê? Ele parecia ser tão feliz!!! Bem, uma máscara pode mudar o exterior, mas não o interior. Por dentro, ele continuava a mesma pessoa infeliz.
Depois desse dia, ele desistiu de usar a máscara. E claro: todos se distanciaram dele. Ele já não era uma pessoa que interessasse aos outros. Ele sentiu na pele a superficialidade dos relacionamentos. João percebeu que as pessoas perguntam "Como vai? Tudo bem?" mas não querem que a outra responda como realmente tem passado. As pessoas, em geral, não são sinceras ao perguntar isso. Se ele parasse e respondesse como estava sentindo-se, o deixariam falando sozinho ou lhe chamariam de chato. As pessoas, em geral, não se preocupam com as outras: apenas usam uma máscara.
Decepcionado com as pessoas, e mais triste que nunca, João saiu pelas ruas. E caminhou muito... De repente João tropeçou num livro. Era uma Bíblia!! E João começou a folheá-la e leu... "Mt:11:28-30: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Um turista que passava por perto logo foi dizendo: "-Cara, deixa isso pra lá. Esse é o livro mais fantasioso que conheço".
Mas João, não se importou, e continuou a ler... "João:6:37: ...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." E naquele dia João, caiu de joelhos, e em lágrimas disse: "- Jesus Cristo, eu me achego a ti, Senhor, pois sei que te importas comigo! Perdoa meus pecados e alivia meu fardo...." E aquele rapaz foi inundado por uma paz ímpar.
Agora, justo agora, quando havia perdido as esperanças nas coisas materiais, que este mundo tanto valoriza, João encontrou a felicidade. Ele já não sorria por usar uma máscara. Mas porque tinha motivos pra isso. Ele entendeu o que Jesus quis dizer com as palavras abaixo: "Não se turbe o vosso coração; credes no Pai, crede também em mim... Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá." (Evangelho de João, capítulo 14) E essa paz, verdadeira, está disponível a cada um de nós. Basta se achegar ao Filho de Deus!
Que tal experimentar?! (autor desconhecido)
REFLEXÃO - Pr. Elinaldo Renovato de Lima
É assim, mesmo. Na vida real, as pessoas, em sua maioria, não gostam da verdade. Preferem a aparência. Não valorizam a realidade, mas se sentem melhor com a fantasia, a máscara. É o que faz o diabo, levando muita gente a usar máscaras. Até mesmo cristãos caem nessa armadilha, de usarem máscara, sendo hipócritas, escondidos através do manto da falsa imagem. Jesus disse que , no meio do "trigo" (crentes fiéis), haveria o "joio" (os falsos crentes). Eles convivem lado a lado, frequentando a mesma congregação, cantando no mesmo grupo de louvor, participando do ambienta da igreja local. E tem mais: se parecem com o trigo, ou seja , eles usam máscaras.
Mas, um dia, toda máscara cairá, diante do fogo do juízo de Deus.
NO caso do João, ele usava máscara por fraqueza espiritual e moral. Não tinha forças sequer de se abrir com alguém, ou ao abrir-se, tirando a máscara, viu que as pessoas preferiam seu sorriso cínico a suas lágrimas sinceras.
Mas, para sua felicidade, no caminho da vida, encontrou-se com Aquele que é "o caminho, a verdade , e a vida", JESUS CRISTO, que o salvou, e lhe deu felicidade.
Vale a pena experimentar, entregando a vida a JESUS CRISTO.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Debaixo da sombra
A sombra é algo maravilhoso. Sobretudo no calor, no verão, no deserto. Pode ser a sombra de um pequeno arbusto, debaixo do qual Hagar colocou Ismael, então com 14 anos (Gn 21.15).
Pode ser a sombra de uma enramada, debaixo da qual Jonas se colocou para proteger-se do sol (Jn 4.5). Pode ser a sombra daquela gigantesca árvore do sonho de Nabucodonosor, cuja altura chegava até o céu e cuja sombra cobria a terra (Dn 4.10-12).
Pode ser aquela sombra sobrenatural que acompanhou o povo de Israel, do Egito a Canaã, por 40 anos (Êx 13.21-22). Ela fazia o papel de toldo (Sl 105.39).
Você precisa de sombra. Uma sombra para descansar. Uma sombra para proteger-se. Não tanto do calor do sol, mas do calor do corre-corre, do calor da ansiedade, do calor das injustiças, do calor das paixões, do calor do inferno.
Essa sombra existe. Não é a sombra de um guarda-sol, nem a sombra de uma laje, nem a sombra da copa de uma árvore. Em linguagem poética é a sombra do Onipotente, a sombra que Deus, em sua misericórdia, projeta sobre você: "Aquele que procura segurança no Altíssimo Deus e se abriga na sombra protetora do Todo-poderoso pode dizer ao Deus Eterno: Tu és o meu defensor e o meu protetor" (Sl 91.1-2 em A Bíblia na Linguagem de Hoje). Veja que promessa maravilhosa: "o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua" (Sl 121.5-6).
A sombra de Deus sobre você é tão certa como a sombra da nuvem sobre Israel.
É perfeitamente possível usufruir hoje da sombra provocada pelas asas de Deus: "Na sombra das tuas asas, eu canto de alegria" (Sl 63.7, em A Bíblia na Linguagem de Hoje).
Deus o abençoe!
Assinar:
Postagens (Atom)