terça-feira, 29 de dezembro de 2009

FELIZ 2010




Nos dias que antecedem a passagem de ano, muitos trocam votos de "feliz ano novo". Isso é agradável e expressa nosso desejo de felicidades para os nossos amigos e parentes. Contudo, o novo ano não será muito diferente se as pessoas não mudarem.


O que é bom deve ser mantido. Os votos e as promessas não podem ser esquecidos. Mas os maus hábitos precisam ser eliminados. Se queremos um ano bom, precisamos ser melhores do que fomos até agora. O que já fazemos bem precisamos fazer melhor. Cada um deve analisar sua própria vida para ver o que deve ser mudado.


É preciso, ainda, Ter esperança. Olhar o futuro através das lentes da confiança de que um dia tudo mudará para melhor. Diz Jeremias, o profeta: "Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lamentações 3.26). Quem espera em Deus pode esperar um feliz ano novo. É bom começar o ano novo, dizendo como Davi: " O Senhor é meu pastor, nada me faltará" (Salmo 23.1). Muitos dizem esse versículo como um chavão, uma moda. Não funciona. Para se Ter Deus como pastor , durante o ano todo, é preciso que nos coloquemos na condição de ovelhas de seu pastoreio.


É preciso reconhecer que Ele é o Jeová Jiré, aquele que provê todas as coisas de que realmente necessitamos, e, com amor, nos priva daquilo que às vezes pensamos que nos é indispensável. Nesta época, fim de ano, ano novo, é comum a gastança com o supérfluo, quando tantos passam fome e nudez; quando muitos não têm um teto para se abrigar. É bom começar o ano novo com gratidão no coração, agradecendo a Deus pelo ano findo, e por conceder-nos mais uma página em branco, em nossa vida, para que, nela, dia após dia, escrevamos mais um capítulo em nossa história de vida. E não agradeçamos somente pelas "grandes" bênçãos. É interessante agradecer a Deus pelas coisas que parecem pequenas, por já serem comuns, pela água que bebemos, pelo pão que comemos, pelo calçado que usamos, pela roupa que vestimos, pelo ar que respiramos, pelo sono conciliado, pelo despertar, ouvindo o barulho de pássaros ou de carros na rua; é preciso agradecer pelas coisas negativas, também, pois diz a Palavra: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco..." (1 Ts 5.21).Não devemos esquecer que, para ter um feliz ano novo, é necessário muito trabalho, muito esforço , muita ação. A fé não ajuda a preguiça. Deus não confia em quem não trabalha. "Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa (2 Crônicas 15.7). Trabalhar com amor; viver com fé, com esperança e otimismo, confiando em Deus.



Eis uma simples maneira de ter um Feliz Ano Novo!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NATAL




Gosto da forma como S. D. Gordon põe em poucas palavras o sentido da encarnação do Filho de Deus: "Jesus é Deus soletrando-se à si mesmo numa linguagem que o ser humano pode entender". A afirmativa é quase uma paráfrase perfeita do que diz o evangelista João: "E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade" (João 1:14a).

Não há outra maneira de Deus se fazer entender, senão comunicar-se na linguagem humana. O Natal de Jesus é, portanto, a celebração de como Deus revela-se à nós sem segredos, sem distâncias culturais e sem obstáculos na comunicação. É Deus dando aos seres humanos a chance de concluir e dizer: "… vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (Jo 1:14b).


Por isso, nem se discute o "natal" caricaturado que anda à solta em toda parte. A linguagem daquele tem outro foco, tem facetas obsessivamente consumistas; é plástico, é vil, é socialmente excludente, faz segregação racial. É "natal diet", é desnatalinado, pois exclui a essência, o começo e o fim de tudo: o Salvador, Redentor e Senhor.

Além disso, não é encarnado na tropicalidade brasileira que tem palmeiras, Tico-Tico, João de Barro, Sabiá e sol cáustico de verão. É teimosamente estrangeiro, é polar, é frio em quase todos os sentidos. E mais: bem ao contrário do que diz a canção, "Como é que Papai Noel não esquece de ninguém?", este falso natal tem aminésia crônica e profunda, pois se esquece, sim, dos já por demais esquecidos por nossa nação.


Natal não corrompido e verdadeiro, por sua vez, tem à ver com a própria personagem da auto-soletração de Deus à nós: Jesus Cristo (Jo 14:9). Ele é Deus com face humana tangível (2 Coríntios 4:6), com jeito de falar -- sem tradução e sem sotaque! -- a língua da gente.

É encarnação à últimas consequências (Fp 2:8), é identificação radical (Fp 2:6), é o Eu Sou que "colou", que se aderiu à realidade humana (Fp 2:7). Natal, nascimento de Jesus, é a maneira pela qual Deus dá um jeito de nascer na forma humana (Jo 1:14), numa verdadeira reentrada no mundo que já era Seu (João 1:11), mas sem se tornar ordinário (Isaías 53:9b, 1 Pe 2:22).


Assim, Jesus é a perfeita revelação visível d’Aquele à quem ninguém jamais viu (Cl 1:15). É Deus no meio e com a gente (Mt 1:23), com silhueta humana identificável (Jo 1:36), com olhos que vêem ao longe, na amplidão e no profundo (Sl 139:1-3), com ouvidos que ouvem o som de palavras que a língua humana é incapaz de exprimir (Sl 139:4), com boca que fala com a autoridade de quem conhece os mais íntimos gemidos e anseios que a gente possui, mesmo os humanamente imperceptíveis e indizíveis (Rm 8:26).

Soletrando-se ao ser humano, Deus também dá à nós todos, Seus filhos, o modelo e parâmetro da nossa missão: é preciso que a Igreja se encarne, que se identifique com os que estão ao seu redor, que lhes seja resposta sensível, pertimente e relevante às suas questões e necessidades, e que faça entender a mensagem do evengelho no poder e singeleza, autoridade e ternura, firmeza e doce brandura do Espírito Santo, tal como exemplificou Jesus.


por Luis Wesley de Souza

MÃES DE ANTIGAMENTE




Ensinamentos das MÃES DE ANTIGAMENTE: Pra lembrar, e rir.

Coisas que nossas mães diziam e faziam...Era uma forma, hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente e por isso não saímos seqüestrando a namorada, nem matando os outros por ai.


Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO... "ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!


"Minha mãe me ensinou a RETIDÃO."EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!


"Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS.. "SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!


"Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA... "PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?


"Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO... "CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!


" Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO... " FECHA A BOCA E COME!


"Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO... "ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!


" Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA... "CALMA!.... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ...


"Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS... "OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!


" Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO... "SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!


"Minha Mãe me ensinou MEDICINA.... "PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.


"Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL... "SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!


"Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA... "VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!


"Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES... "TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?


" Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE... "QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER.


"Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA... "UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRA VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!


" Minha mãe me ensinou RELIGIÃO... "MELHOR ORAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!


"Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ..."SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!


"Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO... "OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!


"Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO..."VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!


"Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOCO..."NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE VOCÊ FEZ ISSO?


"Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO... "EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!


"Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ..."SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!


"Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS... "SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!...


"Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA... "AJUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!


"Minha mãe me ensinou os NÚMEROS..."VOU CONTA ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!


"Brigadão Mãe !!!


Essa postagem foi de um e-mail que recebi, achei interessante, pois se torna uma crítica a forma com que as mães criam seus filhos hoje em dia, qualquer probleminha leva logo a um psicólogo para tratar, antes que vire um problema crônico (nada contra a psicologia) mas acho que cada mãe sabe o filho que tem e como se deve lidar com ele sem que haja interferência de terceiros, da a impressão que os filhos d'outrorora eram mais respeitadores do direito alheio!


fica essa mensagem reflexiva para as mães mais jovens.