terça-feira, 17 de março de 2009

Não se preocupe!

A palavra "preocupação" em inglês provém de um velho termo que significa "sufocar ou estrangular". É exatamente isto o que a preocupação faz com a sua capacidade produtiva e com sua alegria. A preocupação é um desperdício de tempo, capaz de causar a auto-derrota. No Sermão da Montanha, Jesus forneceu quatro razões para não nos preocuparmos, e os segredos para vencer a preocupação (Mateus 6:25-34 - Bíblia Viva).


A PREOCUPAÇÃO É IRRACIONAL.Preocupar-se a respeito de alguma coisa que você não pode mudar é sem sentido. Preocupar-se a respeito de algo que você pode mudar é também! E, cada vez que você repassa uma preocupação em sua mente, ela se torna ainda maior.A preocupação amplia o problema tornando-o desproporcional. "Não se preocupem acerca das roupas que vocês necessitam. A vida é muito mais do que aquilo que vestem." (verso 25).


A PREOCUPAÇÃO NÃO É NATURAL.Você não nasceu preocupado. A preocupação é um tipo de resposta que você aprendeu a dar às circunstâncias da vida. Na verdade, é preciso praticar, até se tornar especialista nisto. Felizmente, a preocupação também pode ser desaprendida. O único espécime em toda a criação de Deus que se preocupa é o ser humano. Nós não achamos que Deus cuidará de nós. "Os pássaros não se preocupam, contudo Deus cuida deles. Você não se dá conta de que é mais valioso para Deus do que meras aves?" (verso 26).


A PREOCUPAÇÃO É INÚTIL.Ela simplesmente não funciona. Não pode alterar o passado. Não pode controlar o futuro. Somente faz com que você se sinta miserável hoje. Preocupar-se acerca de um problema jamais ocasiona a sua solução. Quem, entre vocês, através da preocupação, poderia acrescentar uma única hora à sua vida?" (verso 27).


A PREOCUPAÇÃO É DESNECESSÁRIA.Deus prometeu cuidar de você, caso você Lhe confie a sua vida em todos os detalhes. Quando você era uma criança e pedia ao seu pai dinheiro para a merenda, nunca teve que se preocupar de onde viria este dinheiro. Este é o seu problema. Deixe que Deus seja Deus em sua vida! "Deus cuidará de você; apenas tenha fé." (verso 30).


COMO POSSO ROMPER COM O HÁBITO DE ME PREOCUPAR?Primeiramente, confie em Deus, em todas as áreas de sua vida. "O seu Pai Celestial já sabe perfeitamente aquilo que lhe é necessário e fará a provisão para você, se você Lhe conceder o primeiro lugar em sua vida e viver de conformidade com aquilo que Ele quer para você." (verso 32).
Em segundo lugar, viva apenas um dia de cada vez. (Você sabia que foi Jesus quem disse isto, não os Grupos de Apoio aos Alcoólicos Anônimos?). "Não se preocupem acerca do dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a preocupação de cada dia" (verso 34).



Um comentário:

Irmão Júnior disse...

Boa palavra irmão Paulo, espero que através dela vidas angustiadas possam receber o bálsamo do nosso Senhor Jesus. E para você que ainda não se entregou a Jesus Cristo, saiba que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e a maior prova de amor a Deus é obedecê-lo, procure uma igreja evangélica e entregue sua vida nas mãos do Senhor, confie nele e o mais Ele fará.

Fiquem na santa e gloriosa Paz do Senhor!